Encontro Lan Club de Lan Houses

O grande sucesso continua!
Desde que as Lan Houses surgiram no Brasil, milhares de pequenos empresários entusiasmados com as possibilidades do negócio resolveram investir neste mercado. No entanto, desde 1998 - ano em que as Lan Houses começaram a invadir o país - esses empresários não tem o devido suporte de um sindicado ou associação. Para ajudar as pessoas que já embarcaram ou estão querendo embarcar neste setor, a revista Lan Club iniciou em 2005, um evento visando facilitar ao máximo a vida de quem está nessa difícil empreitada que é manter uma Lan séria e competitiva no mercado. O Encontro Lan Club de Lan Houses é o evento que veio para preencher o grande vazio que há entre os donos de Lan, clientes e grandes empresas, sempre com inovadoras propostas e soluções para ajudar o empreendedor.No 3° Encontro, realizado no mês de setembro de 2006, pudemos conferir diversas apresentações especiais, todas destinadas ao setor empresarial de Lan Houses. Vale a pena frisar, que esse evento é único no país e tem a intenção de abrir portas para esse mercado que cresce a cada dia e se vê num cenário carente de oportunidades e informação adequada.
"Através dos encontros Lan Club, buscamos a aproximação dos profissionais do mercado de Lan House e, com isso, ter a chance de trazer soluções para os possíveis problemas que enfrentam. Além disso, a cada evento observamos um envolvimento maior tanto por parte das Lan Houses quanto das empresas que atuam no ramo, o que nos mostra a importância destes nossos encontros. Nós da Vector Design- Lan Club, ficamos muitos satisfeitos com a evolução que obtivemos e estejam certos que no próximo ano, novos encontros virão", afirma Claudio Balbino dos Santos, Diretor Executivo da Vector Design e idealizador do evento.

Um evento para todos

O 3° Encontro Lan Club de Lan Houses foi considerado um verdadeiro sucesso, tanto que vem crescendo a cada nova edição. Passaram pelo evento pouco mais de 500 convidados contabilizando cerca de 280 Lan Houses - um acréscimo de 17% em relação ao evento anterior - sendo que muitas dessas Lans já haviam prestigiado os eventos anteriores. Esses números significam mais negócios fechados, novas oportunidades e muita gente nova prestigiando o trabalho da Lan Club. Logo no início, todos puderam visitar os estandes das empresas participantes e conferir as oportunidades do dia. Entre as empresas participantes estavam OnGame, Microsoft, Electronic Arts, Gunsoft e muitas outras.
A abertura do encontro se deu através das palavras de Claudio Balbino dos Santos - idealizador do evento e editor chefe da revista Lan Club - apresentando a mesa de convidados especiais que o acompanhariam no debate de abertura das palestras. Entre os participantes se encontravam Paul Ayscough (ATI), Roberto Messias (OnGame), Gláucio Marques (Level Up! Games) e Rafael Bortolin (Seicomp).
A mesa redonda começou com assuntos como o futuro dos hardwares e tecnologias em geral para computadores, houve um breve debate sobre os games online e a discussão mais acalorada girou em torno do tema "Lan Houses de R$1". Afinal, muitos empresários de Lan Houses que inevitavelmente se deparam com a concorrência desleal, preferem baixar suas portas a competir de forma injusta, prejudicando o setor e os clientes. É triste dizer, mas o fato é que ainda existem muitas pessoas neste mercado que não se interessam em trabalhar de forma correta ou sequer buscam informações. É difícil competir contra "empresários" que não se importam em ganhar menos e atrapalhar quem tenta manter o seu estabelecimento longe de problemas. Vale a pena afirmar que se estes empreendedores se conscientizassem a trabalhar de forma justa, todos sairiam ganhando.

     
Seicomp - Informática a favor da população
Após a mesa redonda chegou a vez de Marcel Fukayama - proprietário da Seicomp LAN Games & Internet - falar ao público sobre a sua nobre iniciativa batizada de Aula Digital. Essa empreitada é extremamente útil nos atuais, onde uma enorme parte da população brasileira ainda não tem acesso a computadores. Nosso país necessita de dezenas de serviços básicos, seria ótimo se surgisse também o acesso à tecnologia para as pessoas, isso geraria um crescimento geral e virtual para o país. Observe o quadro a seguir e veja o atual cenário brasileiro:

32 milhões de desktops (PCs);
14 milhões de brasileiros acessam a Internet diariamente;
06 milhões de usuários de Banda Larga;
22 milhões de crianças no Ensino Fundamental;
35 milhões de adolescentes no Ensino Médio.

Fonte: FGV-SP, EAESP, IDG, Teleco, IBGE, MEC, Câmara Brasileira do Livro
Panorama do mercado de LAN Houses:
3 mil Lan Houses no Brasil;
50% no estado de São Paulo;
Parque de 60 mil computadores;
Segmento gera mais 7 mil empregos;
2 milhões de clientes atendidos.
Fonte: Dados estimados por associações regionais


Muitas empresas podem desempenhar um papel fundamental na ampliação de ferramentas para facilitar a vida do povo através da inclusão digital. O governo também deveria ter uma função essencial no aumento do acesso a tecnologia da informação, pois assim haveria um desenvolvimento maior nas comunidades carentes, o que conseqüentemente, faria o país crescer. Um mercado com mais de 3 mil estabelecimentos, que gera cerca de 7 mil empregos diretos e atende pouco mais de 2 milhões de pessoas em todo o Brasil. Estes são números atualizados que mostram que as Lan Houses tem hoje um papel mais do que fundamental em disseminar pelo país a inclusão digital de pessoas carentes e crianças que nunca se quer viram um computador na vida. Atualmente a Aula Digital atende 170 crianças distribuídas em três instituições, são elas: CEI - Centro de Educação Integral Projeto Raízes, CEI - Centro de Educação Integral Coração de Maria e E.M.E.I.F Jana Marum dos Santos.
Os alunos têm a oportunidade de interagir entre eles por meio de games e softwares educativos e podem navegar na rede mundial: a Internet. Tudo isso sempre unindo o conteúdo do programa com a grade curricular da Instituição.O Brasil é o único país do mundo que não necessita de ajuda governamental para levar a inclusão digital ao seu povo, tudo isso graças aos bons profissionais que temos nas Lan Houses nacionais. Parabéns Marcel e equipe pelo ótimo trabalho a favor da nossa gente.
Microsoft mostra o Windows Vista com estilo
Fernando Lemos é o homem que está sempre pronto para tudo o que vier. Ele compareceu ao evento para apresentar os novos recursos e possibilidades do novo Windows Vista, que promete ser uma plataforma bastante simples e prática. Inicialmente é possível notar que muitos elementos conhecidos do XP estão de volta, deixando os novos usuários mais familiarizados com o sistema. Uma das novidades fica por conta do item "Pesquisa Rápida", que está integrado a área do menu Iniciar. Através desse item, você poderá fazer uma pesquisa que possibilita encontrar praticamente tudo dentro do seu PC.  Uma característica interessante do programa foi o  "Ícone dinâmico",  através de miniaturas ajustáveis e usado em todo o Windows Vista, você tem a chance de ver a primeira página de um documento, a imagem real de uma fotografia ou mesmo a capa de algum álbum de música.  Se você posicionar o ponteiro do mouse sobre um item da barra de tarefas, será exibida uma miniatura ativa da janela, mostrando o conteúdo da mesma. Essa miniatura será exibida com a janela minimizada ou não, independentemente do conteúdo da janela ser um documento, uma foto, ou um vídeo ou um processo em execução. Sem dúvida, o mais interessante foi ver um dos recursos mais bacanas do Windows Vista, o AEROGLASS, que deixou o pessoal muito empolgado. Foram apresentadas ainda alternativas do Vista para usuários domésticos e corporativos. Para os domésticos existirão as versões Home Basic, Home Premium, Ultimate e ainda o Windows Vista Starter. Para os corporativos terão as versões Business e Enterprise.

ATI aprensenta o programa de Lans 2006

A apresentação da ATI no evento girou em torno do Programa de Lan Houses 2006 e os benefícios oferecidos pelo mesmo. Foi em janeiro desse ano que a ATI renovou todo o seu programa, revolucionando o que já era bom e beneficiando pouco mais de 200 Lan Houses no país. Pudemos também ver o quanto uma Lan é auxiliada por esse programa, criando um diferencial competitivo e certamente aumentando os lucros.
Os benefícios do programa são imediatos. Obtendo 8 placas de vídeo Radeon AGP, X700, X800, X850; PCI-E X700, X800, X850, X1300, X1600, X1800 o comprador recebe uma placa grátis do mesmo modelo ou similar. Além disso, sua Lan House ainda recebe todo o suporte operacional necessário com kits de decoração, material de comunicação e brindes, suporte técnico através do telefone 0800 891 9068, apoio de marketing e premiação para campeonatos realizados na Lan.
Para maiores informações, entre em contato através do e-mail:
daniel-ati@uol.com.br e inscreva sua Lan House no programa para começar a desfrutar de todas as suas vantagens.

Electronic Arts e Lan Houses juntas

Com a presença do pessoal da EA, os proprietários de Lans tiveram a oportunidade de se regularizar junto a empresa e ganhar diversas vantagens especiais. Além disso, foram apresentados alguns vídeos dos novos games dessa temporada só para "dar um gostinho". O primeiro jogo apresentado foi o Need for Speed: Carbon. Desta vez, o foco está nas pistas ao redor de cânions, que são gargantas sinuosas e profundas cavadas por um curso de água.
A maioria das corridas começa em uma pequena cidade e terminam em perigosas e tortuosas estradas. O grande objetivo é dominar os grandes distritos e ser o melhor. A próxima apresentação foi do game Battlefield 2142, no qual os combates passam a ser no futuro e com máquinas de combate poderosas. Depois de uma grande catástrofe natural, o mundo passa por uma incrível mudança. O caos toma conta de tudo e sua missão é se alistar entre duas potências militares numa batalha sangrenta pela sobrevivência. As armas são totalmente hi-tech, além disso ainda existirão veículos e Mechs tanto para guerrear no céu quanto na terra.
Por fim, o jogo apresentado foi FIFA 07, mantendo o futebol virtual no seu patamar mais alto. A maior inovação do game é o novo modo online, batizado de EA Sports Interactive League. Nesse modo você poderá disputar partidas com seus amigos em qualquer lugar do mundo, e tem mais, o calendário dos jogos segue os mesmos moldes do mundo real. A inteligência artificial do game também foi melhorada, forçando o jogador a empregar táticas do futebol real para vencer.
Além dessas promessas virtuais, a EA lançou uma proposta para o dia do evento que foi a regularização das Lan Houses para receberem material de apoio, contratos de licenciamento de jogos e premiações.


A Sapphire trazendo novidades

A grande surpresa para o público foi a empresa Sapphire, vinda direto dos EUA, que participou ativamente com um estande próprio, juntamente com distribuidora Tex-On. Sua participação no 3° Encontro foi importante, pois mostrou que acredita no trabalho da revista Lan Club e busca a oportunidade de ficar mais próxima das Lan Houses brasileiras. Eles trouxeram para apresentar ao público, as placas X1950 XTX, X1650 PRO e a X1300 XT e a nova motherboard Crossfire 3200 da ATI.  Fique atento para os reviews desses hardwares nas próximas semanas!




Ongame e suas propostas
A Ongame também esteve presente no evento comunicando a todos os proprietários de Lan House as vantagens oferecidas pela empresa a esse mercado. Muitas lojas, Lan Houses e Cyber Cafés já são parceiras da Ongame, revendendo seus produtos. A Ongame é uma empresa brasileira que sempre esteve focada no entretenimento digital. Eles trouxeram ao país muitas novidades que agradaram em cheio o público, tornando-se um ícone. O primeiro game lançado por eles no Brasil foi GunBound, um MMO (game online massivo) que se tornou uma mania em pouco tempo.
A empresa já está presente no mercado desde 2004, sempre oferecendo vantagens e jogos que certamente atraem um grande público, além de terem inaugurado o primeiro serviço de games online em português. Para se ter um exemplo de outro sucesso da empresa, foi apresentado durante o encontro o game WYD (With Your Destiny), que é um MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game). Os jogos online conseguem reunir milhares de fãs de games em um mesmo ambiente e no universo de WYD não é diferente. Totalmente em 3D, com gráficos detalhados e muito bem reproduzidos sem exigir uma grande configuração dos PCs, esse game é o primeiro MMORPG gratuito do país, possuindo cerca de 400.000 usuários.
A Ongame tem a maior comunidade no Brasil: mais de 2.500.000 jogadores cadastrados!
A OnGame oferece facilidade e rapidez em desenvolver sua campanha; equipe especializada, expertise em games; parceria sob medida para o seu negócio, com interatividade e com as informações que sua empresa precisa; milhares de pontos de venda que distribuem produtos Ongame em todo o Brasil. Junto deles está a E-PREPAG, firma iniciante no mercado de comércio de dinheiro virtual.
     
Sebrae ajudando o pequeno empresário
O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, trabalha desde 1972 sempre pensando no desenvolvimento sustentável de empresas de pequeno porte. O senhor Osada foi o palestrante da vez e esclareceu com todos os detalhes como os pequenos empresários de Lan Houses podem e devem se informar para tocar seu negócio e ter muitos lucros ao invés de dor de cabeça.
Através da entidade, você pode participar de cursos de capacitação, ter acesso facilitado a serviços financeiros, cooperação entre empresas do mesmo ramo, feiras e rodadas de negócios, além de incentivo ao desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda. São centenas de projetos gerenciados pelas Unidades de Negócios e de Gestão do Sebrae. Hoje, o Sebrae está atuante em todo o país com unidades espalhadas por 26 estados e no Distrito Federal.

GunSoft levou o Kaos ao evento!
A Gunsoft esteve presente na 3ª edição do Encontro Lan Club de Lan Houses sendo um dos principais destaques do evento. O estande da empresa foi um dos mais visitados principalmente devido ao lançamento oficial do primeiro game da empresa em terras brasileiras, "Kaos - Batalha pelo novo mundo". O game Kaos permite um nível de liberdade ao jogador como poucos jogos online. O universo do jogo é enorme. Para se ter uma idéia, seria possível unir até 100 milhões de jogadores lado a lado. Através de softwares sofisticados, o game consegue sintetizar qualidade, gráficos 3D, trilha sonora e belos efeitos sem exigir grande capacidade de seu computador.
Uma das novidades implementadas pelo game é a facilidade que o jogador tem de comprar itens no modo "Busca Expressa", no qual um personagem específico, de acordo com seu pedido, lista sua encomenda em todos os vilarejos do jogo e lhe entrega pelo melhor preço.
Uma das promessas da empresa foi o lançamento do seu novo jogo "Last War" já em janeiro de 2007, e podem acreditar, o game promete! Além disso a Gunsoft têm GMs conectados 24 horas para tirar qualquer dúvida dos jogadores.

Level Up! Games apresenta suas propostas
A apresentação da Level Up! ficou a cargo de Gláucio, gerente comercial da empresa. Em seu discurso Gláucio nos falou um pouco sobre como a Level Up! foi inovadora ao trazer para o nosso restrito mercado uma experiência completamente nova em games que, inevitavelmente, acabou por conquistar o coração de milhares de jogadores brazucas. Gláucio também discorreu brevemente do porque Ragnarök Online é um RPG massivo de grande sucesso mundial, alcançando a incrível marca de mais de 5 milhões de jogadores em todo o mundo. Não precisou de muito esforço para que o game se tornasse uma febre em países da Ásia, Europa e Oceania, além dos Estados Unidos, Canadá e Brasil. Além do fato do game ser completamente traduzido para o português, a empresa ainda disponibiliza um serviço completo de suporte diferenciado a Lan Houses parceiras, com promoções e atividades dentro e fora dos games.
Dentre as oportunidades oferecidas pela empresa estão:
1 Eventos "in game";
2 Nome da Lan parceira no site;
3 Material de merchandising;
4 Venda de créditos e cartões;
5 Promoções no site envolvendo as Lans cadastradas;
6 Cartões de coleção;
7 Ragna Partys;
8 Camisetas exclusivas e bonecos, além do novo programa Master Play no qual a Lan House escolhe um de seus clientes mais "viciados" em Ragnarok para ser o divulgador do game entre a comunidade. Na questão dos jogos, a Level Up! apresentou as suas novidades. Entre elas estão quatro jogos que prometem balançar a comunidade de jogadores: Lineage II, Guild War, City of Heroes e City of Villains. Fora estes jogos, ainda estão na lista da Level Up! os games: RF online, Grand Chase e The Duel.

  
Kaizen sempre presente
Kaizen é uma palavra que tem origem no Japão e que significa melhoria contínua e gradual na vida de uma forma geral (pessoal, familiar, social e no trabalho). É com essa filosofia que a empresa esteve presente novamente no 3° Encontro, com o intuito de apresentar suas propostas e soluções para os proprietários de Lan Houses brasileiros. O discurso de abertura da Kaizen começou mencionando o fato de que Priston já tem mais de 10 milhões de jogadores em todo o mundo. Priston rapidamente tornou-se um fenômeno no Brasil, alcançando uma faixa de 600 mil jogadores em todo o território nacional e somando pouco mais de 8 milhões de reais em investimentos. Uma verdadeira conquista nessa cruzada de sucesso!
Na palestra houve um breve comentário sobre a mudança da forma de tarifação adotada pela empresa. A partir de janeiro de 2006, Priston passou a ser gratuito, abandonando o modelo de tarifação por tempo de jogo. O novo modelo é feito através da comercialização de itens do jogo com os "Kaizens", a moeda virtual de Priston. Esse dinheiro virtual é adquirido com dinheiro real nas Lan Houses e, dessa forma, o jogador pode brincar de graça e comprar itens que acharem ser úteis. A Kaizen ainda se compromete a fornecer gratuitamente o jogo e dar suporte técnico, materiais promocionais e realizar eventos e promoções online e offline para as Lan Houses.
Outra novidade rapidamente apresentada foi o game Audition, que em breve estreará no Brasil. O jogo tem um belo visual e um apelo sonoro que com certeza será a chave para o sucesso em terras brasileiras. Com acesso gratuito, o game utiliza o modelo de negócios baseado na venda de itens para customizar os personagens com calças, blusas, sapatos e acessórios.

Software Odin melhorando cada vez mais
A palestra de apresentação da ferramenta Odin foi, como nas edições anteriores do evento, bem instrutiva e esclarecedora. Essa solução de gerenciamento de Lans batizado de Odin, atende de forma completa as necessidades do mercado. O Odin é uma ferramenta com características exclusivas e únicas que a cada dia se consolida mais nesse setor como um grande aliado na fidelização de clientes, criando pacotes promocionais diferenciados diretamente em seu sistema. O software Odin também é seguro, permitindo suporte para utilização de Webcam. Dessa forma o proprietário da Lan pode facilitar as coisas, fotografando seu cliente e criando ali mesmo um cadastro completo.
Outro ponto positivo é o fato do Odin ter recursos de atualização online, assim que o programa é instalado ele automaticamente busca atualizações recentes.
O Odin ainda oferece dezenas de características como: sistema de tarifação por hora livre, pré-pago, promoções, gratuito, débito em conta, banco de horas e cartão, suporte a código de barras; fechamento de caixa simplificado; sistema de banco de horas; restrições de acesso às opções do sistema por usuários (funcionários) e muito mais. A Kairius ainda dá suporte 24 horas via e-mail ou telefone.

Sucesso garantido!
Pouco depois de todas as apresentações do dia, chegava a hora da descontração. Houve diversos sorteios para animar a galera, que saiu satisfeita e cheia de prêmios que iam de telefones celulares a computadores completos!
Definitivamente, o 3° encontro Lan Club de Lan Houses foi um sucesso de público e de crítica, possibilitando que inúmeros proprietários de Lan Houses brasileiras pudessem se unir e discutir as melhores opções e soluções para seus negócios. É claro que já estamos preparando o 4° Encontro Lan Club de Lan Houses, agora é só aguardar, pois em breve tem muito mais!
  
    

Empresas participantes do 3° Encontro Lan Club de Lan Houses:

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO